Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Estrogonofe de carne 2

Tem gente que acha a receita chique.Mas ninguém resiste a um estrogonofe bem feitinho. E essa receita é deliciosa.

Estrogonofe de Carne 2


Ingredientes

1,5 kg de miolo de alcatra em bifes
500 g de cogumelos-de-paris
2 cebolas
3 dentes alho
3 xícaras (chá) de creme de leite fresco (cerca de 750 ml)
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de catchup (de preferência caseiro)
3 colheres (sopa) de molho inglês
3 colheres (sopa) de conhaque
4 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Corte os bifes em tiras (de 5 cm x 2 cm), transfira para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente - a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

2. Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, mas o resultado não será o mesmo). Descasque e pique fino a cebola e o alho.

3. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure as tiras de carne aos poucos - se colocar todas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor, em vez de dourar. Vire com a pinça para dourar por igual.

4. Transfira as tiras douradas para uma tigela. Doure o restante, sempre regando a panela com um pouco de azeite antes de cada leva.

5. Diminua o fogo da panela para baixo e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela - os queimadinhos da carne são essenciais para dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

6. Acrescente o extrato de tomate, o catchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente.

7. Regue com o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Dica: sirva com arroz a branco e batatas palha ou com Purê de batata ou até mesmo como molho de macarrão. No caso de servir como molho de macarrão corte a carne em cubos pequenos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário